A formação em Serviço Social: conteúdos programáticos e suas tendências teórico-metodológicas

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DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p183-203

Resumo

Este artigo versa sobre a Formação em Serviço Social, destacando a sua efetivação através de conteúdos programáticos relacionados às matérias constantes nas Diretrizes Curriculares de 1996, vinculadas às competências profissionais - teórico-metodológicas e ético-políticas. A análise de tais conteúdos, expressos em planos de curso de disciplinas, sugere que a relação entre o projeto de formação profissional e sua efetivação vem sendo demarcada por um tensionamento, relacionado à disputa de projetos profissionais pela direção social da profissão e dos seus conteúdos formativos. Dessa disputa participam o pensamento crítico originado da teoria social marxiana e o conservadorismo, reatualizado pelo ideário pós-moderno. Docentes e discentes são desafiados a retomar a centralidade e o fortalecimento da direção crítica na formação ou a recuperar o conservadorismo, revigorado pelo discurso da existência de um “novo” mundo.

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Biografia do Autor

Cleomar Campos da Fonseca, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Assistente Social, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: cleofonseca11@yahoo.com.br

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Publicado

26-02-2017

Como Citar

Campos da Fonseca, C. (2017). A formação em Serviço Social: conteúdos programáticos e suas tendências teórico-metodológicas. Temporalis, 16(32), 183–203. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p183-203