População em situação de rua: crise do capital e o desmonte das políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2017v17n34p301-331Resumo
Pretendemos, com este artigo, desenvolver uma reflexão acerca da crise atual do capital no Brasil, a partir de pesquisa bibliográfica, articulando-a com as consequências para as políticas sociais, a diminuição de financiamento público, a redução de direitos sociais e o impacto nas camadas mais pobres da classe trabalhadora, onde nos debruçaremos na análise da população em situação de rua, considerando-a, a partir da teoria marxiana, da Lei Geral de Acumulação Capitalista, onde a identificamos no conjunto de pessoas que compõem a superpopulação relativa estagnada do exército industrial de reserva. Ainda no bojo dessa análise, pretendemos situar o trabalho do assistente social que através da sua dimensão pedagógica, pode extrapolar as intervenções emergenciais e contribuir para que essa população compreenda sua condição no mundo de maneira critica o que pode fortalecer as estratégias de alternativas coletivasque são desenvolvidas no trabalho social realizado na política de assistência social.
Downloads
Referências
FUSER, Igor. O Brasil perante a desaceleração da China, 2015. Ano 12. IPEA – Desafios do Desenvolvimento. Edição 86 - 28/03/2016. Revista de Informação e Debates do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=3237&catid=30&Itemid=41
GERBELLI, Luiz Guilherme; PAPP, Anna Carolina. Porque o Brasil Parou? Matéria do Jornal Estadão, publicada em 24.agos.2015. Disponível em: infograficos.estadao.com.br/economia/por-que-o-brasil-parou/industria.php
IASI, Mauro. Três crises... falta uma. Matéria publicada em 12/08/2015, disponível em: http://blogdaboitempo.com.br/2015/08/12/tres-crises-falta-uma/#more-13054.
HARVEY, David. Neoliberalismo – Histórias e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2 ed. 2011.
MARX. Karl. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Livro 1, vol II. 28.ed. 2014.
MAURIEL, Ana Paula. Combate à pobreza e desenvolvimento humano: impasses teóricos na construção da política social na atualidade. Tese de doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas, 2008.
NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo, Cortez, 7 ed, 2009.
SILVA. Maria Lucia Lopes. Mudanças Recentes no Mundo do Trabalho e o Fenômeno População em Situação de Rua no Brasil 1995 – 2005. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social do departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Brasília, 2006.