A PROPOSTA DAS OFICINAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES: ELEMENTOS PARA DEBATE

Autores

  • Luciana Gonçalves Pereira de Paula
  • Ana Cláudia Leiroz Nacarat
  • Camila Martins da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p155-172

Resumo

Esse artigo traz ao debate um elemento curricular inovador para a formação profissional em Serviço Social, presente nas Diretrizes Curriculares de 1996: a oficina. Para isso, resgata o avanço das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, no sentido de compreender a proposta de formação em Serviço Social pautada no referencial crítico marxista. Em seguida, discorre sobre o papel das Oficinas de Trabalho Profissional e de Supervisão de Estágio e o seu significado. Posteriormente, apresenta a visão dos/as alunos/as, formandos/as da FSS/UFJF, no ano de 2016, acerca da metodologia desenvolvida nesses espaços. Ao final, destaca o avanço do conservadorismo na profissão, com os processos de mercantilização da educação sob os princípios do neoliberalismo, para pensarmos estratégias de fortalecimento de nossa categoria profissional na defesa de uma formação de qualidade.

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

Paula, L. G. P. de, Nacarat, A. C. L., & Silva, C. M. da. (2018). A PROPOSTA DAS OFICINAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES: ELEMENTOS PARA DEBATE. Temporalis, 18(35), 155–172. https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p155-172