APROXIMAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL COM A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p209-224Resumo
O texto apresenta uma discussão sobre as aproximações entre o Serviço Social e a política de educação, com foco na atuação das entidades da categoria neste contexto: Conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal de Serviço Social - Conselho Regional de Serviço Social), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO). O objetivo central foi pautar as comissões de educação dos CRESS em todo o País e destacar o papel que essas comissões assumem não só no processo de organização dos profissionais na política de educação, mas também na luta por inserção de mais profissionais nessa política. A metodologia contemplou a coleta de dados junto aos sites dos CRESS disponíveis e o contato com profissionais que atuam na política de educação. Dessa forma, pretende-se mobilizar ações coletivas visando construir estratégias em prol do fortalecimento da luta por uma educação pública, laica, socialmente referendada, e como direito social, de forma articulada com as entidades que historicamente estabelecem a direção sociopolítica da profissão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, N. L. T e ALENCAR, M. M. T. de. Serviço Social, Trabalho e Políticas Públicas. 1ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2011.
ALMEIDA, N. L. T. Debate crítico: Serviço Social, política de Educação e questões societárias. Anais do II Fórum do Serviço Social na Educação. ISBN 978.85.7818.050.8 Ed. UNESP, 2011 (Apresentação p. 5-7).
________. “O Serviço Social na educação”. Revista Inscrita. N. 6. Brasília: CEFESS, 2000, p. 19-24
________. Parecer sobre os projetos de lei que dispõem sobre a inserção do Serviço Social na Educação. Brasília: CFESS, 2004. Disponível em: www.assistentesocial.com.br/novosite/caderno/cadesp.26.pdf
CARDOSO, F. G.; MACIEL, M. Mobilização social e práticas educativas. Cadernos Capacitação em Serviço Social e política social, mod. 04. Brasília: CEAD, 2000. p.139- 149.
CFESS (Conselho Federal de Serviço Social). Subsídios para o debate do Serviço Social na Educação (título provisório). Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação. CFESS, 2012.
BRASIL. Lei n. 8.662/93 de regulamentação da profissão. -9. ed. rev. e atual. -[Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2011]. Disponível em: <http://www.cress-es.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=69&Itemid=78>. Acessado em 16 de janeiro de 2019.
CFESS (Conselho Federal de Serviço Social). www.cfess.org.br. Acesso em 20 de janeiro de 2019.
CFESS (Conselho Federal de Serviço Social). Documento: Subsídios para atuação do Serviço Social na educação. CFESS, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
IAMAMOTO, M. V. CARVALHO, R. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-sociológica. São Paulo: Cortez/Celats, 1982.
LESSA, S.E.C. A educação contemporânea, o combate à pobreza e as demandas para o trabalho do assistente social: contribuição para este debate. Revista Serviço Social Sociedade, São Paulo, n. 113, p. 106-130, jan./mar. 2013.
NETTO, J. P. A construção do projeto ético‐político contemporâneo. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1. Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.
RAMOS, R. S. Organização política dos(as) assistentes sociais brasileiros(as): a construção histórica de um patrimônio coletivo na defesa do projeto profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 88, 2006. A importância da articulação entre ABEPSS, conjunto CFESS/CRESS E ENESSO para a construção do projeto ético político do serviço social brasileiro. In: Revista Temporalis, Brasilia (DF), ano, 11, n. 22, p. 113-122, jul./dez. 2011.
SANTOS, M. E; MESQUITA, M; RIBEIRO, A. A inserção do Serviço Social na Política de Educação na perspectiva do Conjunto CFESS/CRESS: elementos históricos e desafios para a categoria profissional. Revista Ser Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 244-258, jan./jun. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Temporalis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.