APROXIMAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL COM A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p209-224

Resumo

O texto apresenta uma discussão sobre as aproximações entre o Serviço Social e a política de educação, com foco na atuação das entidades da categoria neste contexto: Conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal de Serviço Social - Conselho Regional de Serviço Social), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO). O objetivo central foi pautar as comissões de educação dos CRESS em todo o País e destacar o papel que essas comissões assumem não só no processo de organização dos profissionais na política de educação, mas também na luta por inserção de mais profissionais nessa política. A metodologia contemplou a coleta de dados junto aos sites dos CRESS disponíveis e o contato com profissionais que atuam na política de educação. Dessa forma, pretende-se mobilizar ações coletivas visando construir estratégias em prol do fortalecimento da luta por uma educação pública, laica, socialmente referendada, e como direito social, de forma articulada com as entidades que historicamente estabelecem a direção sociopolítica da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Freire Pereira Férriz, Universidade Federal da Bahia

Adriana Férriz é professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tanto da graduação em Serviço Social como do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS). Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2012), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2001). Atualmente, é também coordenadora do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) e responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da Educação (GEPESSE), na UFBA

Eliana Bolorino Canteiro Martins, Depto de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais“Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Campus de Franca (SP)

Assistente social. Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2007), mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- Campus Franca (2001) e graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1983). Pós-doutorado (atual) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) tendo como tema da investigação O trabalho do assistente social na educação básica no estado de São Paulo, supervisionada pelo Prof. Dr. Ney Luiz Teixeira de Almeida. Atualmente, é docente do curso graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- Campus Franca (2010-atual), sendo coordenadora do Conselho de Curso de Graduação. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço social da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Campus Franca). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE), integrante do Grupo de Pesquisa sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEFORMSS), Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas da Infância e Adolescência (GEPPIA), participante da base do Conselho Regional de Serviço social de São Paulo (CRESS-SP). A linha de estudos e pesquisas compreende a área de Serviço social, com ênfase em Serviço social na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço social no espaço sociojurídico, educação, criança e adolescente, famílias e processos de trabalho do assistente social.

Referências

ABEPSS – SITE - http://www.abepss.org.br/

ALMEIDA, N. L. T e ALENCAR, M. M. T. de. Serviço Social, Trabalho e Políticas Públicas. 1ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2011.

ALMEIDA, N. L. T. Debate crítico: Serviço Social, política de Educação e questões societárias. Anais do II Fórum do Serviço Social na Educação. ISBN 978.85.7818.050.8 Ed. UNESP, 2011 (Apresentação p. 5-7).

________. “O Serviço Social na educação”. Revista Inscrita. N. 6. Brasília: CEFESS, 2000, p. 19-24

________. Parecer sobre os projetos de lei que dispõem sobre a inserção do Serviço Social na Educação. Brasília: CFESS, 2004. Disponível em: www.assistentesocial.com.br/novosite/caderno/cadesp.26.pdf

CARDOSO, F. G.; MACIEL, M. Mobilização social e práticas educativas. Cadernos Capacitação em Serviço Social e política social, mod. 04. Brasília: CEAD, 2000. p.139- 149.

CFESS (Conselho Federal de Serviço Social). Subsídios para o debate do Serviço Social na Educação (título provisório). Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação. CFESS, 2012.

BRASIL. Lei n. 8.662/93 de regulamentação da profissão. -9. ed. rev. e atual. -[Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2011]. Disponível em: <http://www.cress-es.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=69&Itemid=78>. Acessado em 16 de janeiro de 2019.

CFESS (Conselho Federal de Serviço Social). www.cfess.org.br. Acesso em 20 de janeiro de 2019.

CFESS (Conselho Federal de Serviço Social). Documento: Subsídios para atuação do Serviço Social na educação. CFESS, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
IAMAMOTO, M. V. CARVALHO, R. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-sociológica. São Paulo: Cortez/Celats, 1982.


LESSA, S.E.C. A educação contemporânea, o combate à pobreza e as demandas para o trabalho do assistente social: contribuição para este debate. Revista Serviço Social Sociedade, São Paulo, n. 113, p. 106-130, jan./mar. 2013.

NETTO, J. P. A construção do projeto ético‐político contemporâneo. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1. Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.

RAMOS, R. S. Organização política dos(as) assistentes sociais brasileiros(as): a construção histórica de um patrimônio coletivo na defesa do projeto profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 88, 2006. A importância da articulação entre ABEPSS, conjunto CFESS/CRESS E ENESSO para a construção do projeto ético político do serviço social brasileiro. In: Revista Temporalis, Brasilia (DF), ano, 11, n. 22, p. 113-122, jul./dez. 2011.

SANTOS, M. E; MESQUITA, M; RIBEIRO, A. A inserção do Serviço Social na Política de Educação na perspectiva do Conjunto CFESS/CRESS: elementos históricos e desafios para a categoria profissional. Revista Ser Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 244-258, jan./jun. 2012.

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

Férriz, A. F. P., & Canteiro Martins, E. B. (2020). APROXIMAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL COM A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL. Temporalis, 20(39), 209–224. https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p209-224