O SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO: ALGUMAS CHAVES PARA SUA COMPREENSÃO

Autores

  • Carlos Roberto Marinho da Costa II UNINABUCO

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p119-131

Resumo

A elucidação das razões do subdesenvolvimento brasileiro, no seio de uma sociedade globalizada e desigual é tarefa complexa que impõe os desafios à compreensão da formação político-econômica nacional, assim como o papel da economia brasileira no desenvolvimento econômico global. O presente artigo tem por objetivo problematizar o debate sobre a categoria subdesenvolvimento no pensamento social brasileiro, bem como construir uma análise das diversas contribuições dadas por autores de escolas teóricas diversas.   Para fins de nosso estudo, nos dedicamos mais detidamente ao período compreendido entre a nova republica à redemocratização, com breves incursões sobre o momento atual. O estudo pauta-se por uma pesquisa de revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Marinho da Costa II, UNINABUCO

Doutorando em Serviço Social- UFPE, possui graduação em ServiçoSsocial pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco- UPE (2009), Especialização em Planejamento e Gestão de Recursos Financeiros na Política de Saúde pela FIOCRUZ/IMIP (2011) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2015, foi professor substituto da UFPE. Atualmente é docente do curso de Serviço Social do Centro Universitário Estácio do Recife, docente e coordenador do curso de Serviço Social do Centro Universitário Joaquim Nabuco-UNINABUCO. Integra a diretoria do CRESS- 4ª Região, na função de tesoureiro, coordenador da comissão de inscrição e coordenação da comissão de formação profissonal. Atuou como coordenador estadual do Programa Casa das Juventudes da Secretaria de Criança e Juventude do estado de Pernambuco, como secretario de Assistência Social do município de Barreiros-PE, como Secretário Adjunto de Assistência Social do município de Pombos-PE . Possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Assistência Social e Proteção Social, fundo público e o financiamento da política de Assistência Social.

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

Costa II, C. R. M. da. (2020). O SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO: ALGUMAS CHAVES PARA SUA COMPREENSÃO. Temporalis, 20(39), 119–131. https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p119-131