O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n40p112-127

Resumo

As Diretrizes Curriculares denotam um marco sócio-histórico e ético no processo formativo em Serviço Social, na Universidade de Brasília. Desta forma, o presente artigo se propõe a dialogar acerca dos principais eixos constitutivos dos Projetos Pedagógicos do Curso Serviço Social da referida Universidade, ao longo dos seus 50 anos de existência, considerando que as mudanças advindas com as Diretrizes Curriculares se tornam um marco divisor de águas entre as concepções pretéritas e presentes e revelam seu compromisso ético e político assumido no âmbito da categoria. Em suma, as Diretrizes Curriculares foram elementares para delinear a face com que o Serviço Social da UnB viria a se apresentar após o primeiro decênio do século XXI, ao tempo em que consolida sua maturidade e reconhecimento institucional, bem como a histórica participação estratégica do corpo docente, discente e de profissionais egressos/as nas fileiras da organização política, técnica, teórica e acadêmica do Serviço Social brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hayeska Costa Barroso, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília - UnB. Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos do Serviço Social e América Latina - GFAL. Pesquisadora do Observatório da Violência Contra a Mulher - OBSERVEM/UECE.

Mariléia Goin, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Assistente Social pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos do Serviço Social e América Latina - GFAL.  

Downloads

Publicado

11-01-2021

Como Citar

Costa Barroso, H. ., & Goin, M. . (2021). O SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO COMPASSO DAS DIRETRIZES CURRICULARES. Temporalis, 20(40), 112–127. https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n40p112-127