ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM POPULAÇÃO LGBT EM CONTEXTO ULTRACONSERVADOR E PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p155-172

Resumo

O objeto de análise desse estudo são as implicações do contexto ultraconservador e pandêmico para a atuação profissional do (a) assistente social no processo de atendimento e intermediação do acesso aos direitos da população LGBT a partir da experiência de atuação no Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal/RN. A metodologia utilizada parte da reflexão ética, por meio de reuniões e estudos temáticos a partir das demandas do Centro LGBT de Natal/RN e a análise bibliográfica, tendo em vista apreensão crítica da totalidade da vida social. Assim, temos o entendimento que o aprofundamento da desigualdade social, em tempos de pandemia sanitária é parte fundamental da sociabilidade do capital e o ataque orquestrado pela classe dominante heteropatriarcal e racista contra a vida de trabalhadores (as), em toda sua diversidade, é inerente ao projeto de hegemonia social do capital, o que impacta, indiscutivelmente, o exercício profissional de assistentes sociais, uma vez que essa atuação é direcionada ao enfrentamento das expressões da questão social e se pauta em projeto contra hegemônico de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Hudson Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Assistente Social do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal (RN). (CEMCID, Natal, Brasil).

Luana Vanessa Soares Pinto de Souza, Prefeitura Municipal de Natal (RN); Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, Brasil). Assistente Social da Prefeitura de Natal (RN).

Samya Katiane Martins Pinheiro, Prefeitura Municipal de Natal/RN; Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Assistente Social. Mestra em Serviço Social. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, Brasil). Assistente Social do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal (RN). (CEMCID, Natal, Brasil).

Downloads

Publicado

01-07-2021

Como Citar

Dantas, M. H., Souza, L. V. S. P. de ., & Pinheiro, S. K. M. (2021). ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM POPULAÇÃO LGBT EM CONTEXTO ULTRACONSERVADOR E PANDÊMICO. Temporalis, 21(41), 155–172. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p155-172