CAPITAL PANDÊMICO E ENSINO REMOTO: O POSICIONAMENTO POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p87-101

Resumo

O artigo analisa o chamado capital pandêmico e seus impactos para as políticas sociais, situando a precarização dos serviços prestados à classe trabalhadora, dentre eles a imposição do ensino remoto como forma de atender às necessidades do mercado. Pretende-se situar como esse modelo de ensino vem impactando no processo de construção e de acesso ao conhecimento, ao pontuar seus fatores e limites para docentes, discentes e para a educação em geral. O estudo se fez a partir de revisão bibliográfica e documental, tomando-se como referência a produção de autores marxistas sobre o contexto de crise acirrado pela pandemia, além do posicionamento político das entidades representativas da categoria, que se manifestam diante de mais uma estratégia de fragilização da formação profissional de assistentes sociais. Em tempos de acirramento das expressões da questão social e de regressão dos direitos, intensificados pela política de morte do governo federal, o Serviço Social faz um chamado à resistência diante da ampliação do projeto privatista de educação e do aprofundamento das desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laryssa Danielly Silva Fernandes , Universidade de Brasília

Assistente Social (UFAL). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social (SER/UnB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos do Serviço Social e América Latina (GFAL).

Marileia Goin, Universidade de Brasilia

Assistente Social. Mestre e Doutora em Serviço Social. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos do Serviço Social e América Latina (GFAL). Professora da graduação e da pós-graduação do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília  (UnB).

Islânia Lima da Rocha , Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Mestra em Serviço Social (PPGSS/UFAL). Assistente Social. Professora do curso de Serviço Social da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Reprodução Social.

Downloads

Publicado

2021-07-01