DIRETRIZES CURRICULARES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE QUESTÕES AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p277-292

Resumo

Este artigo apresenta o acúmulo de saberes engendrados desde 2010 pelo Grupo Temático de Pesquisa Questões Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social (GTP QAUASS) da ABEPSS. As informações inseridas neste trabalho foram coligidas junto a produção bibliográfica, que fundamentam a formação e o trabalho em Serviço Social, e em relatórios das gestões ABEPSS. O artigo relata a trajetória histórica e acúmulo dos debates sobre as questões agrária/urbana/ambiental, seus avanços e limites na implementação da DC. Na perspectiva de ajustar o foco da análise, delimita-se a questão central do campo de estudos e contribuição do GTP: as expressões da questão social que vigoram na conjuntura atual e configuram a problematização histórica e espacial geradas pela dinâmica capitalista na formação social brasileira, a partir das relações sociais estruturantes e reprodutoras dos espaços agrário/urbano/ambiental e dos sujeitos históricos, concretos e diversos. Igualmente, identifica e problematiza lacunas e desafios para adoção das questões agrária/urbana/ambiental, sob perspectiva transversal na implementação dos núcleos de fundamentação das DC, como totalidade que se expressa no movimento dialético e histórico das contradições universais/particulares/singulares na formação social brasileira.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina da Costa Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Doutora em Sociologia. Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Mailiz Garibotti Lusa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social, do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil),

Maria do Perpetuo Socorro Rodrigues Chaves, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

*** Assistente Social. Doutora em Política Científica e Tecnológica. Professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas. (UFAM, Manaus, Brasil).

Matheus Thomaz da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Doutor  em Ciências Ambientais . Professor do Departamento de Serviço Social no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. (UFF, Campos dos Goytacazes, Brasil).

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social, Cardoso, I. C. da C., Lusa, M. G., Maria do Perpetuo Socorro Rodrigues Chaves, & Silva, M. T. da. (2021). DIRETRIZES CURRICULARES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE QUESTÕES AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL. Temporalis, 21(42), 277–292. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p277-292