POLÍTICA SOCIAL E AS DIRETRIZES CURRICULARES: CONTRIBUIÇÕES DO GTP SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL

Autores

  • Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Política Social e Serviço Social Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
  • Patrícia Soraya Mustafa Universidade Estadual Paulista – UNESP/Franca/SP https://orcid.org/0000-0002-3668-1501
  • Robson Roberto da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Alessandra Ximenes da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Jucileide Ferreira do Nascimento Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Denise Maria Fank de Almeida niversidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Cilene Sebastiana da Conceição Braga Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Evilásio Salvador Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p230-245

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar subsídios à análise dos rebatimentos da crise estrutural do capital e crise pandêmica no cenário brasileiro, centralizando o debate no que se referem ao aprofundamento das expressões da questão social com ênfases nas infâncias, adolescências, juventudes e envelhecimentos. O texto apresenta mediações com dados de realidade na perspectiva de evidenciar os desafios para a produção do conhecimento e trabalho em Serviço Social na articulação do tema geração com questões de gênero e étnico-racial, evidenciando a centralidade de classe social. Aponta os desafios para a luta na perspectiva da materialização de direitos para as gerações diante do avanço neoliberal e neoconservador na realidade brasileira. 

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Biografia do Autor

Patrícia Soraya Mustafa, Universidade Estadual Paulista – UNESP/Franca/SP

Assistente Social. Pós-doutora em Ciências Sociais Aplicadas. Profª Drª na Universidade Estadual Paulista. (UNESP, Franca/SP, Brasil).

Robson Roberto da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Pós-doutor em Serviço Social. Prof. Dr. na Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil).

Alessandra Ximenes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Profª Drª na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, Campina Grande, Brasil).

Jucileide Ferreira do Nascimento, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Assistente Social. Doutora em Política Social. Profª Drª na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, Cruz das Almas, Brasil).

Denise Maria Fank de Almeida, niversidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social e Política Social. Profª Drª na Universidade Estadual de Londrina (UEL, Londrina, Brasil).

Cilene Sebastiana da Conceição Braga, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Pós-doutora em Política Social. Profª Drª na Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil).

Evilásio Salvador, Universidade de Brasília (UnB)

Economista. Pós-doutor em Serviço Social. Professor Associado II na Universidade de Brasília (UnB, Brasília (DF), Brasil).

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Política Social e Serviço Social, Mustafa, P. S. ., Silva, R. R. da ., Silva, A. X. da ., Nascimento, J. F. do ., Almeida, D. M. F. de ., … Salvador, E. . (2021). POLÍTICA SOCIAL E AS DIRETRIZES CURRICULARES: CONTRIBUIÇÕES DO GTP SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL. Temporalis, 21(42), 230–245. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p230-245