QUESTÃO SOCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES: A ÉTICA E DIREITOS HUMANOS COMO MEDIAÇÕES NECESSÁRIAS

Autores

  • Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Ética, Direitos Humanos e Serviço Social Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
  • Adrianyce Angélica Silva de Sousa Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Débora Rodrigues Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Maurílio Castro de Matos Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Silvana Mara Morais dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p304-319

Resumo

Este artigo é uma produção coletiva do Grupo de Trabalho e Pesquisa (GTP) em Ética, Direitos Humanos e Serviço Social. Nosso objetivo é analisar como a ética e os direitos humanos têm se constituído mediações para assegurar a direção social das diretrizes curriculares na formação e na produção em Serviço Social. Realizamos uma reflexão acerca do atual momento histórico de Pandemia COVID-19, que escancara um caótico quadro social determinado pelas relações sociais capitalistas, racistas e cisheteropatriarcais, agravadas pela vigência da extrema direita ultraneoliberal no governo federal do Brasil e no mundo. Apresentamos os impactos desse processo para a formação profissional, apontando os desafios presentes à perspectiva ético-política que direciona esta formação. Por fim, sistematizamos elementos acerca da produção no campo da ética e direitos humanos, a partir dos relatórios do GTP buscando dar ferramentas que subsidiem a reflexão crítica no combate ético e político ao conservadorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrianyce Angélica Silva de Sousa , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Serviço Social. Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. (UFF, Niterói, Brasil).

Débora Rodrigues Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Assistente Social. Doutoranda em Serviço Social. Professora da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia. (UFRB, Cachoeira, Brasil).

Maurílio Castro de Matos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo. (UNIFESP, Santos, Brasil).

Silvana Mara Morais dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN, Natal, Brasil).

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Ética, Direitos Humanos e Serviço Social, Sousa , A. A. S. de ., Santos, D. R., Matos, M. C. de ., Cardoso, P. F. G., & Santos, S. M. M. dos . (2021). QUESTÃO SOCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES: A ÉTICA E DIREITOS HUMANOS COMO MEDIAÇÕES NECESSÁRIAS. Temporalis, 21(42), 304–319. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p304-319