LUTAS DE CLASSE E RESISTÊNCIAS DOS POVOS NEGROS E INDÍGENAS NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p191-206

Resumo

O artigo buscou indicar elementos que contribuem para o debate crítico sobre as lutas da classe trabalhadora no Brasil, incorporando as reflexões de sua diversidade no que se refere às relações sociais que perpassam o racismo, patriarcado e capitalismo na formação social brasileira. Partimos do pressuposto de que as lutas e resistências dos povos negros e indígenas, desde o processo de colonização, constituem-se como uma das bases históricas para o entendimento da organização política da classe trabalhadora na atualidade. O texto versa, de maneira mais particular, sobre as lutas e resistências dos povos negros e indígenas no Rio Grande Norte e se soma ao esforço de pesquisadores e pesquisadoras em ultrapassar a invisibilidade destes povos na historiografia oficial do RN. Indo além de narrativas, os diálogos expressos ao longo do texto buscam apreender a realidade social em suas múltiplas determinações, no entendimento de que conhecer tal realidade é condição fundamental para o estabelecimento das reivindicações e lutas da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaiky Pereira Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social. Doutorado em Política Social. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, Brasil).

Daniela Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social. Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Caroline Tertulino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Anna Clarice Assunção Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

Almeida, J. P., Neves, D., Tertulino da Silva, C., & Assunção Ribeiro, A. C. (2022). LUTAS DE CLASSE E RESISTÊNCIAS DOS POVOS NEGROS E INDÍGENAS NO RIO GRANDE DO NORTE. Temporalis, 22(43), 191–206. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p191-206