OFENSIVA BURGUESA EM TEMPOS DE GOLPE: O "MARXISMO CULTURAL" NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p109-122

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre o papel do ‘marxismo cultural’ como uma das ofensivas realizadas pela burguesia brasileira no período do golpe institucional de 2016. Para isso, optou-se por uma revisão bibliográfica acerca do tema em um perspectiva histórico-crítica. O artigo está dividido em duas seções. Uma primeira onde se discute porque compreendemos que o ‘marxismo cultural’ é uma forma de ofensiva da burguesia contemporânea visando a desqualificação da educação brasileira, e uma segunda parte onde se discute como o ‘marxismo cultural’ como ofensiva se traduz em uma tática política da extrema-direita nada muito original, com semelhanças consistentes com outros períodos históricos de crise de grande envergadura do capitalismo. Por fim, ressalta-se o papel da esquerda em desvelar o caráter reacionário deste termo caso queira preservar o lugar prestígio que o direito à educação pública ainda mantém no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Carnut, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Cientista Social. Pós-doutor em Saúde Pública. Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, São Paulo, Brasil).

Cristiano Gil Regis, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Enfermeiro. Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC, Cruzeiro do Sul, Brasil).

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

Carnut, L., & Regis, C. G. (2022). OFENSIVA BURGUESA EM TEMPOS DE GOLPE: O "MARXISMO CULTURAL" NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA . Temporalis, 22(43), 109–122. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p109-122