CONSERVADORISMO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE LATINO-AMERICANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p34-52

Resumo

Buscamos investigar o caráter e sentido da simbiose política, ideológica e cultural entre movimentos conservadores e neoliberais na América Latina nos últimos 15 anos, identificando os impactos desse enlace no quadro das políticas sociais. Apontamos que, se por um lado, o conservadorismo ganhou contornos mais radicais e estabeleceu enraizamento social devido a um panorama de devastação social, também aderiu ao programa neoliberal, enquanto as direitas liberais tradicionais se aproximaram das pautas conservadoras visando seu caudal eleitoral. Para as políticas sociais, as consequências são múltiplas: da aconservadorização das políticas sociais através do familismo ao reforço do desmantelamento de projetos de assistência social universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Carolina Hoeveler, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora substituta na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre 2020 e 2022. Doutora em História elo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), mesma instituição em que concluiu o mestrado, também em História, em 2013. Bacharelou-se e licenciou-se em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi monitora de História do Brasil Contemporâneo. Foi professora horista de História do Brasil do Licenciatura em História e Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

João Victor de Oliveira Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É graduando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estagiário em Serviço Social na Coordenação de Estágio da Escola de Serviço Social da UFRJ sob a supervisão da Assistente Social Cristiane Lopes, foi Monitor Bolsista da disciplina Economia do Brasil Contemporâneo ministrada pela Profª Drª Aline Caldeira Lopes (ESS/UFRJ), foi bolsista de 2020 à 2021 do Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Graduação (PAEALIG) / UFRJ coordenado pela Profª Drª Gracyelle Costa, possuí Nível Médio/Técnico em Administração pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) que compõe a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

Hoeveler, R. C., & Oliveira Cardoso, J. V. de. (2022). CONSERVADORISMO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE LATINO-AMERICANA. Temporalis, 22(43), 34–52. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p34-52