TENDÊNCIAS TEÓRICO METODOLÓGICAS PRESENTES NO DEBATE DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p189-206

Resumo

O artigo ora apresentado é fruto de uma pesquisa de cunho teórico, que analisa as diferentes tendências teórico metodológicas presentes no debate do Serviço Social brasileiro. Para a realização de tal análise foram escolhidas seis revistas de Serviço Social de circulação nacional publicadas on-line, no período de 2007 a 2017. Foram sistematizados 1896 artigos, sendo que 443 desses foram analisados, considerando que no seu interior se referiam ao Serviço Social, objeto desta pesquisa. Dessa forma, foi possível captar as principais matrizes teóricas presentes no debate atual do Serviço Social no Brasil, constatando que a matriz crítica inspirada na tradição marxista é a que prevalece nas publicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Berta Moljo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Assistente Social formada pela UNR, Argentina. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Pós-doutorado em Serviço Social pela PUC-SP e pela UFRJ. Professora titular da UFJF, Faculdade de Serviço Social, (graduação e Pós-graduação). Pesquisadora do CNPq, membro do grupo de Pesquisa Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas. Pesquisa: “Fundamentos do Serviço Social: uma análise das tendências teórico-metodológicas presentes no debate do Serviço Social”. CNPq.

Thaíse Seixas Peixoto de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Assistente Social formada pelo CES-CL, Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Professora do curso de Serviço Social do CES-CL, integrante da  Pesquisa: “Fundamentos do Serviço Social: uma análise das tendências teórico-metodológicas presentes no debate do Serviço Social”. CNPq.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Moljo, C. B., & Carvalho, T. S. P. de. (2022). TENDÊNCIAS TEÓRICO METODOLÓGICAS PRESENTES NO DEBATE DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO. Temporalis, 22(44), 189–206. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p189-206