MULHERES AVÁ-GUARANI NA UNIVERSIDADE: PERCURSOS DE RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p239-256Resumo
Este trabalho é resultado da parceria entre as sínteses conclusivas do mestrado de uma pesquisadora Kaingang em co-autoria com um pesquisador não indígena. Reflete parte da narrativa da autora enquanto mulher, mãe e pesquisadora, dialogando com vivências das mulheres Avá-Guarani acadêmicas e egressas da educação superior, no processo de resistência política e no espaço da universidade. Associando intimamente a questão indígena à questão social no Brasil, analisamos a emergência e a expansão do movimento indígena, principalmente da participação das mulheres indígenas como expressão da luta histórica de resistência dos povos indígenas no país. Evidenciamos também a emergência recente da política estadual de educação superior indígena no Paraná, bem como os desafios da permanência na universidade e a importância da ocupação deste espaço como lugar de resistência e de luta política. A pesquisa constituiu-se de revisão bibliográfica, de levantamento documental e de pesquisa de campo. A partir de incursões nos tekohás na região Oeste do Paraná por meio de observações, diálogos e entrevistas, ouvindo e sentindo as narrativas das sujeitas da pesquisa, destacamos que as mulheres Ava-Guarani destes territórios passam a ocupar diferentes espaços transformando-os em territórios de luta, dentre eles as organizações indígenas, a escola indígena e as universidades. Nestes espaços, pautam políticas especificas, afirmando-se, cada vez mais, mulheres lideranças na busca por melhores condições de vida para suas famílias, comunidades e, sobretudo, para seu povo.
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