CLASSES TRABALHADORAS LATINO-AMERICANAS: UM DEBATE SOBRE SEUS FUNDAMENTOS NO CAPITALISMO DEPENDENTE

Autores

  • Beatriz Augusto de Paiva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Dilceane Carraro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Davi Antunes da Luz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p123-140

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar as classes sociais desde o seu compósito histórico-estrutural, atentando para sua conformação como constructo humano, proveniente do metabolismo entre natureza, produção social e satisfação das necessidades, pela análise das classes trabalhadoras latino-americanas desde os traços históricos que determinam a realização do valor na América Latina: o racismo, a superexploração e a vigência deste debate na práxis política emancipadora dos trabalhadores no terreno das lutas sociais. Consideramos o método crítico dialético, elegendo a centralidade da dinâmica de acumulação do capital na região. Para tanto, propomos o debate sobre a perspectiva da historicidade e particularidades das classes sociais no capitalismo dependente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Augusto de Paiva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, São Paulo, Brasil). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Dilceane Carraro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Davi Antunes da Luz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em relações internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC, Florianópolis, Brasil) e bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

Augusto de Paiva, B., Carraro, D., & Antunes da Luz, D. (2022). CLASSES TRABALHADORAS LATINO-AMERICANAS: UM DEBATE SOBRE SEUS FUNDAMENTOS NO CAPITALISMO DEPENDENTE. Temporalis, 22(43), 123–140. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p123-140