CLASSES TRABALHADORAS LATINO-AMERICANAS: UM DEBATE SOBRE SEUS FUNDAMENTOS NO CAPITALISMO DEPENDENTE

Autores

  • Beatriz Augusto de Paiva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Autor
  • Dilceane Carraro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Autor
  • Davi Antunes da Luz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Autor

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p123-140

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar as classes sociais desde o seu compósito histórico-estrutural, atentando para sua conformação como constructo humano, proveniente do metabolismo entre natureza, produção social e satisfação das necessidades, pela análise das classes trabalhadoras latino-americanas desde os traços históricos que determinam a realização do valor na América Latina: o racismo, a superexploração e a vigência deste debate na práxis política emancipadora dos trabalhadores no terreno das lutas sociais. Consideramos o método crítico dialético, elegendo a centralidade da dinâmica de acumulação do capital na região. Para tanto, propomos o debate sobre a perspectiva da historicidade e particularidades das classes sociais no capitalismo dependente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Augusto de Paiva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, São Paulo, Brasil). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil).

  • Dilceane Carraro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil).

  • Davi Antunes da Luz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Bacharel em relações internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC, Florianópolis, Brasil) e bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

CLASSES TRABALHADORAS LATINO-AMERICANAS: UM DEBATE SOBRE SEUS FUNDAMENTOS NO CAPITALISMO DEPENDENTE. (2022). Temporalis, 22(43), 123-140. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p123-140