SERVIÇO SOCIAL E RECONCEITUAÇÃO: INTERLOCUÇÕES ENTRE BRASIL E CHILE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p91-113

Resumo

O presente artigo busca realizar ponderações acerca do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, trazendo à baila, após contextualização acerca deste movimento e suas principais características, a experiência brasileira que o expressou, qual seja, o projeto da ESS/UCMG e aquelas apontadas como suas interlocutoras, quais sejam, a experiência das universidades católicas chilenas. Evita-se uma visão endógena, buscando tratar o serviço social no conjunto das relações sociais de produção e reprodução da vida social e resgatar a importância do olhar para a história a fim de iluminarmos o presente, identificarmos tendências e construirmos estratégias de resistência na defesa do projeto ético-político profissional em consonância com as lutas da classe trabalhadora. A Reconceituação expressa nas duas experiências tratadas, apresenta avanços e contradições e o legado que deixou em cada país também está relacionado com as relações nacionais e com a própria ordem burguesa ao longo das últimas décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Martins de Freitas, Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaguaí.

Assistente Social na Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaguaí. Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS/UFRJ).

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

de Freitas, R. M. (2022). SERVIÇO SOCIAL E RECONCEITUAÇÃO: INTERLOCUÇÕES ENTRE BRASIL E CHILE. Temporalis, 22(44), 91–113. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p91-113