COVID-19 E PÓS- GRADUAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Rafael Gonçalves dos Santos ‌Universidade ‌ ‌Estadual ‌ ‌Paulista ‌‌Júlio ‌ ‌de ‌ ‌Mesquita ‌ ‌Filho ‌‌(UNESP)
  • Dayane Aparecida Borges Caravieri Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Maria Cristina Piana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-4530-9541

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p223-236

Resumo

O presente artigo parte de um breve estudo bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa, com o objetivo de realizar uma análise sobre os desafios impostos a partir do sucateamento das universidades públicas no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia de Covid-19. A partir das contribuições apresentadas por intelectuais que fundamentam as suas reflexões por meio do referencial crítico- dialético, os estudos aqui propostos visam denunciar as principais medidas adotadas pelos grandes oligopólios privados da educação superior, assim como das suas consequências provocadas no âmbito dos cursos de graduação e de pós- graduação (stricto -sensu e lato sensu). Destarte, também faz-se necessário considerar as determinações contraditórias inauguradas pela atual gestão genocida, negacionista e ultraconservadora que influenciam diretamente o processo de construção do conhecimento crítico, no desenvolvimento de pesquisas e na manutenção dos espaços das universidades públicas diante da adoção da modalidade de ensino remoto.

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Biografia do Autor

Rafael Gonçalves dos Santos, ‌Universidade ‌ ‌Estadual ‌ ‌Paulista ‌‌Júlio ‌ ‌de ‌ ‌Mesquita ‌ ‌Filho ‌‌(UNESP)

Bacharel ‌‌em ‌‌Serviço ‌‌Social ‌‌pela ‌‌Faculdade ‌‌ de ‌‌Ciências ‌‌Humanas ‌‌e ‌‌Sociais na Universidade ‌‌Estadual ‌‌Paulista ‌‌“Júlio ‌‌de ‌‌Mesquita ‌‌Filho” ‌‌(Unesp ‌‌- Campus ‌‌de ‌‌Franca/SP). ‌‌Mestrando ‌‌do ‌‌Programa ‌‌de ‌‌Pós-Graduação ‌‌em ‌ ‌Serviço ‌ ‌Social ‌ ‌pela ‌Universidade ‌ ‌Estadual ‌ ‌Paulista ‌‌Júlio ‌ ‌de ‌ ‌Mesquita ‌ ‌Filho ‌‌(Unesp ‌‌- Campus ‌‌de ‌‌Franca/SP). Membro ‌ ‌do ‌ ‌Grupo ‌‌de ‌‌Estudos‌‌ e‌‌ Pesquisas ‌‌sobre‌ ‌Políticas‌ ‌Públicas‌ ‌na‌ ‌Infância‌ ‌e‌ ‌Adolescência‌ ‌(GEPPIA)‌.

Dayane Aparecida Borges Caravieri Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Psicóloga na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Patrocínio Paulista (SP). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca – Uni-FACEF. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Jùlio de Mesquita Filho (Unesp - Campus de Franca/SP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Dimensão Socioeducativa no Trabalho Social (GEDUCAS). 

 

Maria Cristina Piana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Serviço Social pela Universidade ‌‌Estadual ‌‌Paulista ‌‌"Júlio ‌‌de ‌‌Mesquita ‌‌Filho" ‌‌UNESP ‌‌- ‌‌Franca/SP. Docente do programa de graduação e pós - graduação em Serviço Social da Universidade ‌‌Estadual ‌‌Paulista ‌‌"Júlio ‌‌de ‌‌Mesquita ‌‌Filho" ‌‌UNESP ‌‌- ‌‌Franca/SP -Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 - Jd. Dr. Antônio Petráglia - Franca/SP Coordenadora do Programa de Extensão Necria. Tutora do Grupo PET Serviço Social-Unesp/ Franca.

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Santos, R. G. dos, Morais, D. A. B. C., & Piana, M. C. (2022). COVID-19 E PÓS- GRADUAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: . Temporalis, 22(44), 223–236. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p223-236