A DIMENSÃO ÉTICO-POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL À LUZ DA PERSPECTIVA GRAMSCIANA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DA PRAXIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p207-222

Resumo

Forças regressivas se reafirmam no contexto brasileiro contemporâneo com impactos para diferentes dimensões da vida social, política e cultural do país. Para o serviço social brasileiro, considera-se que esse processo tende a reforçar a reprodução de valores fundada em expressões diversas da ideologia conservadora que enfraquecem a dimensão ético política no trabalho dos assistentes sociais. Por isso, o objetivo deste artigo, que foi construído a partir de pesquisa bibliográfica, é refletir sobre essa dimensão à luz da filosofia da práxis. Parte-se, no artigo, do pressuposto que, profissões como o serviço social, que atuam na mediação de demandas individuais e ou coletivas em face da sociedade civil e da sociedade política, são, muitas vezes interpeladas a reproduzirem uma posição absenteísta no cenário político, haja vista a defesa da neutralidade da técnica em detrimento da afirmação de um posicionamento ético-político. Dentre os resultados da pesquisa destaca-se a relevância da reafirmação da filosofia da práxis para a manutenção e fortalecimento da posição ético-política profissional em defesa de uma outra ordem social, na qual o reino da liberdade substitua o reino da necessidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, Londrina, Brasil). Professora do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Ponta Grossa, Brasil).

Olegna de Souza Guedes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (PUC, São Paulo, Brasil). Professora do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Estadual de Londrina. (UEL, Londrina, Brasil).

 

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Silva, S. C. e, & Guedes, O. de S. (2022). A DIMENSÃO ÉTICO-POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL À LUZ DA PERSPECTIVA GRAMSCIANA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DA PRAXIS. Temporalis, 22(44), 207–222. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p207-222