ASSISTENTE SOCIAL MARIA DE LOURDES NASCIMENTO: ANTIRRACISMO E DEFESA DA INFÂNCIA EM 1940-1950

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p269-284

Resumo

Maria de Lourdes Vale Nascimento foi uma assistente social que, entre os anos de 1940 e 1950, estava em intensas atividades políticas, artísticas, educativas e antirracistas voltadas à denúncia e à construção de resoluções para os problemas impostos pelo racismo no Brasil. Foi uma das fundadoras do Teatro Experimental do Negro (TEN) e referência do movimento negro brasileiro, porém invisibilizada pelo racismo estrutural. Por isso, refletimos sobre as nuances do mito da democracia racial, a branquitude e a invisibilidade impostas a essa protagonista na história do Serviço Social. A metodologia específica para esse recorte investigativo abrange a revisão bibliográfica sobre a temática e a pesquisa documental em fontes primárias. As informações iniciais estão no livro “O Negro Revoltado”, organizado por Abdias Nascimento em 1968, que agrega trabalhos apresentados no I Congresso do Negro Brasileiro realizado em 1950. No entanto, as principais fontes documentais apresentadas neste artigo se referem a coluna “Fala Mulher”, do Jornal “O Quilombo”, 1949-1950, que foi  um dos principais instrumentos políticos de Maria de Lourdes. Enfatizamos suas lições em defesa das crianças e adolescentes negras(os). Ao analisarmos esses documentos em uma perspectiva histórica torna-se evidente o quanto essa Assistente Social apresentava uma leitura que vinculava dialeticamente a questão racial, de classe e de gênero. Suas análises eram imensamente críticas, principalmente se tratando das particularidades teórico metodológicas do Serviço Social anos 1940 – 1950. Pretendemos, ao final, ressaltar seu protagonismo na luta antirracista e femenagea-la!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Pires Rocha, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora no Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação (UEM), Doutorado em Serviço Social (UNESP), Pós Doutorado em Serviço Social (UFRJ). A pesquisa atual é sobre "Sistemas de Proteção e Garantia dos Direitos Humanos e Sociais Voltado à Infância e Juventude em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil ". Desenvolve ações de extensão universitária no campo da educação em Direitos Humanos  e do Antirracismo envolvendo discentes no desenvolvendo oficinas e fortalecimento de multiplicadores. Coordena o Projeto de Extensão e Ensino “Aquilombando a Universidade: fluxos de educação e resistências entre Angola, Brasil e Moçambique. Lidera o grupo do CNPQ "Aquilombando a Universidade: estudos sobre Racismo, Direitos Humanos e Resistências".

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Rocha, A. P. (2022). ASSISTENTE SOCIAL MARIA DE LOURDES NASCIMENTO: ANTIRRACISMO E DEFESA DA INFÂNCIA EM 1940-1950. Temporalis, 22(44), 269–284. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p269-284