A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL URUGUAIO: NEXOS ENTRE PROFISSÃO, ESTADO E CAPITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p114-130

Resumo

Este artigo aborda a história do Serviço Social no Uruguai, em dois momentos históricos específicos do século XX: o processo de institucionalização da profissão e o processo da chamada ‘renovação profissional’. O objetivo do artigo é de identificar as conexões entre a origem e as mudanças no estatuto e a formação profissional, e as transformações no Estado e o capital, isto entre as décadas de 1930 e de 1960. Recorre-se, por um lado, às categorias da tradição marxista que permitem elucidar os fundamentos desses complexos sociais e seus nexos; por outro lado, aos elementos históricos incluídos em pesquisas sobre tais períodos históricos, desenvolvidas pelos pesquisadores uruguaios Luis Acosta e Elizabeth Ortega. O artigo se propõe a contribuir para o fortalecimento de leituras da história do Serviço Social no Uruguai, superadoras do “endogenismo”, a partir de uma perspectiva histórico-crítica que procura as raízes da profissão na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jimena Quintero Bravo, Universidad de la República (UDELAR)

Possui Licenciatura en Trabajo Social pela Universidad de la República, Uruguai. Mestrado em Ciencias Humanas opción Estudios Latinoamericanos pela Universidad de la Republica, Uruguai. Docente do Centro Universitario Regional del Este (Departamento de Ciencias Sociales e Humanas), e da Facultad de Ciencias Sociales (Departamento de Trabajo Social) na Universidad de la República. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e bolsista da CAPES. 

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Bravo, M. J. Q. (2022). A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL URUGUAIO: NEXOS ENTRE PROFISSÃO, ESTADO E CAPITAL . Temporalis, 22(44), 114–130. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p114-130