O ENSINO DA ÉTICA NO CONTEXTO DO CURSO ÉTICA EM MOVIMENTO NA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p198-213

Palavras-chave:

Serviço Social, Ética, Ética profissional, Ética em Movimento, Aprendizagem

Resumo

Esse artigo é fruto da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, priorizando os resultados dos cursos realizados na Bahia. A temática do estudo versou sobre a “Ética no Serviço Social, Ensino e Aprendizagem: Análise do Curso Ética em Movimento na Bahia (2000 – 2017)”, cujo objetivo principal foi analisar a proposta política, pedagógica e metodológica do referido curso implementado, na Bahia, pelo Conselho Regional de Serviço Social, decorrente da deliberação do Conjunto CFESS/CRESS em encontro nacional da categoria, em 1999.  Metodologicamente a pesquisa foi de natureza descritiva, de base qualitativa e adotou como procedimentos técnicos a pesquisa documental e bibliográfica com abordagem qualitativa, orientada pela perspectiva do materialismo-histórico-dialético. Ganha evidência no estudo a análise da ética profissional e o ensino da ética como estratégias de consolidação do Projeto Ético Político Profissional e de qualificação do fazer profissional por meio ao estímulo ao pensamento crítico na medida em que o debate da ética instrumentaliza os sujeitos para os enfrentamentos aos desafios postos ao exercício profissional.  

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Biografia do Autor

Adriana Antônia Alves Do Nascimento , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Assistente Social. Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, Sergipe, Brasil). Especialista Social na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas na Prefeitura Municipal de Salvador (PMS, Salvador, Brasil).  E-mail: adriana.aan@gmail.com

Maria Da Conceição Vasconcelos Gonçalves, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1972), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (PROSS/UFS). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, estágio, educação, políticas públicas. Publicações em periódicos, capítulos de livros, trabalhos completos em anais. Exerceu a função de coordenadora do PROSS/UFS no período de agosto de 2011 a abril de 2015 e de coordenadora adjunta, no período de 12 de abril de 2015 a 11 de abril de 2017. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação em Serviço Social e Políticas Sociais - GEPSSO, certificado pelo CNPq.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

Do Nascimento , A. A. A., & Vasconcelos Gonçalves, M. D. C. (2023). O ENSINO DA ÉTICA NO CONTEXTO DO CURSO ÉTICA EM MOVIMENTO NA BAHIA. Temporalis, 23(46), 202–217. https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p198-213