SERVIÇO SOCIAL E CONSERVADORISMO REACIONÁRIO: REAFIRMAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p173-187

Palavras-chave:

Conservadorismo reacionário, Tendências profissionais, Código de Ética, Jornadas de junho/2013

Resumo

O presente artigo analisa os desafios postos à direção social hegemônica do Serviço Social brasileiro e a atualidade do Código de Ética de 1993 no cenário de avanço do conservadorismo reacionário, que ganhou visibilidade política no contexto de disputa de direção das jornadas de junho/2013, consolidando-se mediante o golpe de 2016, com a vitória eleitoral de Bolsonaro em 2018 e a construção do bolsonarismo.  A partir do entendimento do/a assistente social enquanto profissional inscrito na divisão social do trabalho e de natureza interventiva na realidade social, podemos apreender que as transformações no cenário político, econômico e social impactam diretamente o fazer profissional desta categoria.  Nesse ínterim, a luz do método do materialismo histórico-dialético, realizamos uma pesquisa bibliográfica, em autores/as da área do Serviço Social e afins, objetivando discutir os rebatimentos do contexto brasileiro a partir das jornadas de junho/2013 ao tempo presente no Serviço Social contemporâneo, bem como as tendências profissionais que emergem, ou se reatualizam sob novas vestes, no panorama em análise. Com o esgotamento do projeto neodesenvolvimentista no Brasil, houve um recrudescimento da insatisfação de extratos da classe trabalhadora, bem como da elite nacional que vinha bradando o anti-petismo. Essa realidade rebateu no Serviço Social através de novas morfologias do trabalho, bem como em disputas nas tendências profissionais, das quais se destacam o pragmatismo e sincretismo, que rejeitam a cultura profissional crítica hegemônica na profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathiane Conceição Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Trabalho, Ética e Direitos (GEPTED) da mesma universidade.

Jardson Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social. Especialista em Saúde pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, Brasil). Mestrando em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, Brasil). E-mail: jardson.silva@ufrn.br  

Quitéria Gabriela Cabral Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Serviço Social. Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Trabalho, Ética e Direitos (GEPTED) da mesma universidade.

Andréa Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil) e Pós-Doutorado em Políticas Sociais na Universidade de Brasília (UnB, Brasília Brasil). Docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Questão Urbano-Rural-Ambiental, Movimentos Sociais e Serviço Social (QTEMOSS).

Referências

ANTUNES, R. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BARROCO, M. L. S.; TERRA, S. H.; CFESS (org.). Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. - São Paulo: Cortez, 2012.

BEHRING, E. R. Estado no Capitalismo: notas para uma leitura crítica do Brasil recente. In: BOSCHETTI, I; BEHRING, E; LIMA, R.L. Marxismo, política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2018.

BEHRING, E. R.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2010.

BOSCHETTI, I. Expressões do conservadorismo na formação profissional. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 124, p. 637-651, 2015.

COSTA, D. Junho de 2013. In: ALVES, G. et al. (coord.). Enciclopédia do Golpe. Vol. I. Bauru: Canal 6, 2017.

FERNANDES, Florestan. Nós e o marxismo. São Paulo: expressão popular, 2009.

IAMAMOTO, M. V. Renovação e conservadorismo no Serviço Social. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

IRINEU, B. A.; et al. Um balanço crítico acerca da regressão dos direitos LGBTI no Brasil sob ascensão do Bolsonarismo. In: Diversidade Sexual, Étnico-racial e de gênero: temas emergentes. Salvador: Editora Devires, 2020.

KELLER, S. B. A. A ascensão do conservadorismo e o esgotamento do projeto neodesenvolvimentista: implicações profissionais ao Serviço Social. Tese de doutorado (PUC-RS), Porto Alegre: 2019.

MARX, K. O Capital (Crítica da Economia Política). São Paulo: Civilização Brasileira, 1968. Livro 1, v. 1 e 2.

MARX, K. Capítulo Inédito de O capital: resultados do processo de produção imediato. Portugal: Publicações Escorpião, 1975.

MOTA, A. E.; RODRIGUES, M. Legado do Congresso da Virada em tempos de conservadorismo reacionário. Revista Katályses, Florianópolis, v. 23, p. 199-212, 2020.

NETTO, J. P. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

PRATES, J. C. O método e a teoria Marxiana. In: OLIVEIRA, I. F.; PAIVA, I. L.; COSTA, A. L. F.; LIMA, F. C.; AMORIM, K. (orgs.). Marx hoje: pesquisa e transformação social. 1.ed. São Paulo: Outras Expressões, 2016.

QUINALHA, Renan. “Em nome de Deus e da família”: um golpe contra a diversidade. IN: JINKINGS, I.; DORIA, K.; CLETO, Murilo (orgs.). Porque gritamos golpe?: para entender o impeachment e a crise política no Brasil. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

STAMPA, I.; RODRIGUES, V. Capitalismo, Estado e Políticas Sociais no Brasil em Tempos de Crise: notas sobre sonhos inquietantes e o pesadelo atual. In: SANTOS, T. V. C.; SILVA, L. B.; MACHADO, T. O. Trabalho e saúde: diálogos críticos sobre crises. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2022.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Souza, T. C. S. de, Silva, J., Xavier, Q. G. C., & Silva, A. L. da. (2023). SERVIÇO SOCIAL E CONSERVADORISMO REACIONÁRIO: REAFIRMAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993. Temporalis, 23(46), 173–187. https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p173-187