Racismo acadêmico e formação em serviço social: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p404-419

Palavras-chave:

Racismo Acadêmico;, Ciências Sociais Aplicadas;, Serviço Social;, Formação Acadêmica.

Resumo

Este artigo se apropria do pensamento de intelectuais que têm como tema de pesquisa relações raciais como lente teórica refletir a respeito da presenta do racismo acadêmico na universidade pública. Tendo como locus o campo das Ciências Sociais Aplicadas, o objetivo é discutir a invisibilização do conhecimento científico negro, africano e latino-americano nessa área de conhecimento. Estruturado metodologicamente a partir da análise conceitual envolvendo as temáticas racismo acadêmico, educação superior, ação afirmativa e anticolonialidade, o escrito propõe-se a refletir sobre a ausência da intelectualidade negra nos processos de formação universitária, a partir de um diálogo com o Serviço Social, profissão que se dedica aos estudos a respeito das expressões da questão social e à intervenção na realidade social. A parte inicial traz elementos que subsidiam as interações entre as produções acadêmicas negras e a sua utilização na universidade. Em seguida, são apresentadas ponderações a respeito dos desafios em se constituir uma formação em Serviço Social com caráter antirracista. A conclusão é dedicada a elucubrações sobre racismo acadêmico e universidade. O resultado que se espera com essa produção é contribuir e provocar um debate em que se busque compreender a importância dos processos de formação acadêmica anticoloniais e antirracistas na universidade.

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Biografia do Autor

Cristiane Lourenço, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania na Coordenação-Geral de Articulação Federativa - MDHC/CGAF

Assistente Social. Doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). Assistente Social no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania na Coordenação-Geral de Articulação Federativa (MDHC/CGAF, Brasília, Brasil) e Docente em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: cristiane.lourenco@mdh.gov.br

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Lourenço, C. (2024). Racismo acadêmico e formação em serviço social: algumas reflexões. Temporalis, 24(48), 404–419. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p404-419