Mediações da emancipação humana em Marx

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p311-326

Palavras-chave:

Emancipação humana, Emancipação política, Mediação, Política

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar o caráter unitário da categoria emancipação humana na obra de Marx, confrontando-a, na sua diferencialidade, com a emancipação política enquanto típica forma de emancipação possibilitada e limitada à ordem burguesa. Amparado no materialismo histórico e dialético, o artigo tem natureza teórica, tendo recorrido a revisão bibliográfica de parte da obra marxiana e, em menor medida, de Marx e Engels. Observou-se, nas obras analisadas, que a relação complexa e contraditória concernente à emancipação humana é mediada fundamentalmente por uma práxis que mobiliza a organização política do proletariado, sua luta pela conquista e ultrapassagem do Estado e pela instauração de um modo de produção regulado pela livre associação dos trabalhadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kim Taiuara Chavarria Brochardt, Universidade de Brasília - UnB

    Assistente Social. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UNB, Brasília, Brasil). E-mail: kimtaiua@gmail.com

Referências

MARX, Karl. Crítica ao programa de Gotha. In: ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004. p.101–124.

MARX, Karl. O processo global da produção capitalista. O capital: crítica da economia política. Apresentação de Jacob Gorender; coordenação e revisão de Paul Singer; tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986. v.3.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2010a.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos filosóficos. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2010b.

MARX, Karl. Glosas Críticas ao artigo “‘O rei da Prússia e a reforma social’: de um prussiano”. In: MARK, Karl; ENGELS, Friedrich. Luta de classes na Alemanha. Apresentação de Michel Löwy; tradução Nélio Schneider. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2010c. p. 25–52.

MARX, Karl. Guerra civil na França. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel: introdução. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar