Cursos de Serviço Social no período 2006-2022: expansão e fragilização da formação
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p343-360Palavras-chave:
Educação Superior, Formação em Serviço Social, Cursos Presenciais, Cursos EaD, Perfil ProfissionalResumo
O artigo apresenta uma análise da educação superior brasileira, seu processo expansivo no pós-2000 e, por sua vez, expõe dados relativos aos cursos de Serviço Social, por natureza jurídica e modalidade de ensino. Como procedimentos metodológicos, desenvolvemos pesquisa bibliográfica e documental, por meio de bibliografia específica relativa à educação superior brasileira e do levantamento de dados nas Sinopses Estatísticas da Educação Superior, entre os anos de 2006 e 2022. A coleta dos dados relativos aos cursos de Serviço Social abrangeu: (i) o quantitativo de cursos por modalidade de ensino e natureza jurídica; (ii) as vagas ofertadas por modalidade de ensino; (iii) as matrículas por modalidade de ensino e natureza jurídica; (iv) os ingressantes por modalidade de ensino; e (v) os concluintes por modalidade de ensino e natureza jurídica. Por fim, nos achados parciais da pesquisa, problematizamos o fato da formação em Serviço Social ser realizada, majoritariamente, em cursos à distância e as implicações de tal processo para a configuração de um perfil de assistente social muito distante daquele preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais construídas pela ABEPSS na década de 1990.
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