Cursos de Serviço Social no período 2006-2022: expansão e fragilização da formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p343-360

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação em Serviço Social, Cursos Presenciais, Cursos EaD, Perfil Profissional

Resumo

O artigo apresenta uma análise da educação superior brasileira, seu processo expansivo no pós-2000 e, por sua vez, expõe dados relativos aos cursos de Serviço Social, por natureza jurídica e modalidade de ensino. Como procedimentos metodológicos, desenvolvemos pesquisa bibliográfica e documental, por meio de bibliografia específica relativa à educação superior brasileira e do levantamento de dados nas Sinopses Estatísticas da Educação Superior, entre os anos de 2006 e 2022. A coleta dos dados relativos aos cursos de Serviço Social abrangeu: (i) o quantitativo de cursos por modalidade de ensino e natureza jurídica; (ii) as vagas ofertadas por modalidade de ensino; (iii) as matrículas por modalidade de ensino e natureza jurídica; (iv) os ingressantes por modalidade de ensino; e (v) os concluintes por modalidade de ensino e natureza jurídica. Por fim, nos achados parciais da pesquisa, problematizamos o fato da formação em Serviço Social ser realizada, majoritariamente, em cursos à distância e as implicações de tal processo para a configuração de um perfil de assistente social muito distante daquele preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais construídas pela ABEPSS na década de 1990.

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Biografia do Autor

  • Larissa Dahmer Pereira, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Pós-Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nível 2 (CNPq, Distrito Federal, Brasil). E-mail: larissadahmer@hotmail.com

  • Andreza Telles dos Santos Ferreira, Universidade de Brasília - UNB

    Assistente Social. Mestra em Serviço Social e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB, Brasília, Brasil). E-mail: andreza.telles@gmail.com

  • Ingridilaine Carreiro de Oliveira Azevedo, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Nova Iguaçu, Brasil). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). E-mail: ingridilainecarreiro@gmail.com

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

Cursos de Serviço Social no período 2006-2022: expansão e fragilização da formação. (2025). Temporalis, 25(49), 343-360. https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p343-360