ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: UM ITINERANTE CAMINHAR

Autores

  • Adrianyce A. Silva de Sousa Universidade de Brasília
  • Silvana Mara Morais dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Priscila Cardoso Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/BS

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p33-61

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir, a partir da experiência do Projeto Itinerante desenvolvido pela Gestão da ABEPSS 2011-2012 em parceria com o CFESS, a questão da ética na formação profissional em Serviço Social na atualidade. Para tanto, a elaboração deste material partiu da compilação e sistematização dos Relatórios dos Regionais da ABEPSS das experiências do Projeto ABEPSS Itinerante no que se refere ao módulo 04 “A Ética na Formação Profissional”. Assim, apontamos aqui um conjunto de questões que atravessam e problematizam a formação dos futuros assistentes sociais a luz de uma necessária reflexão ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrianyce A. Silva de Sousa, Universidade de Brasília

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Profª Adjunta da UnB – Curso de Serviço Social. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social – NUTSS. Vice-presidente Regional da ABEPSS Centro-Oeste Gestão 2011-2012.

Silvana Mara Morais dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE Profa do curso de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da UFRN. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Ética e Direitos e membro do GTP – ABEPSS – Ética, Direitos Humanos e Serviço Social. Ministrou o Módulo IV – A Ética na Formação Profissional, no Projeto ABEPSS Itinerante na turma do Regional Nordeste.

Priscila Cardoso, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/BS

Doutora em Serviço Social pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Profª Adjunta da UNIFESP/BS – Curso de Serviço Social. Co-Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Ética e Trabalho Profissional – NEPETP. Membro do Núcleo de Bioética do Campus BS. Ministrou o Módulo IV – A Ética na Formação Profissional no Projeto ABEPSS Itinerante nas turmas dos Regionais Centro-Oeste e Norte.

Referências

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética – fundamentos sócio-históricos. Biblioteca básica para o Serviço Social. Vol. 04. São Paulo, Cortez, 2008.
_____________.Ética e Serviço Social: Fundamentos ontológicos. São Paulo, Cortez, 2001.
BRITES, Cristina M. e BARROCO, M. Lúcia. “A centralidade da ética na formação profissional”. Revista Temporalis Nº 2 – Diretrizes curriculares: polêmicas e perspectivas. Brasília, ABEPSS, Valci, 2000.
CARDOSO, Priscila F. G. Havia uma ética no meio do caminho? A afirmação da necessária centralidade da ética na formação profissional dos assistentes sociais. Tese de doutoramento. PUC/SP, 2006.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento – fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo, Cortez – Instituto Paulo Freire, 1998.
RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade. São Paulo, Cortez, 2001.
IAMAMOTTO, Marilda Villela. O Serviço Social na cena contemporânea. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais – Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
__________.O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo, Cortez, 1998.
_________. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social - Ensaios Críticos. São Paulo, Cortez, 1992.
NETTO, José P. “Transformações societárias e Serviço Social – notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil”. Revista Serviço Social e Sociedade. Nº 50. São Paulo, Cortez, 1996.
PAIVA, Beatriz A. e SALES, Mione A. “A Nova Ética Profissional: Práxis e Princípios”. Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. São Paulo, Cortez, 1996.
SANTOS, Silvana Mara Morais. Direitos, Desigualdade e Diversidade. In: BOSCHETTI, Ivanete (Org.) et al. Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez Editora, p.64-86, 2008.
______________. Direitos humanos, dominação ideológica e resistência. In: Revista Inscrita nº 10. Brasília, CFESS, 2007

Downloads

Publicado

13-02-2017

Como Citar

Silva de Sousa, A. A., Morais dos Santos, S. M., & Cardoso, P. (2017). ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: UM ITINERANTE CAMINHAR. Temporalis, 13(25), 33–61. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p33-61