A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ABEPSS ITINERANTE: A ATUALIDADE DO PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL FRENTE À CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO.

Autores

  • Maria Helena Elpidio Abreu Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Doutoranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p113-132

Resumo

O artigo se apresenta como parte da sistematização do Projeto intitulado ABEPSS Itinerante, implementado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Parte da experiência como docente e da análise de elementos avaliativos organizados nos relatórios regionais da Entidade. Trata-se de uma expressão ou apreensão limitada da magnitude do que representou a elaboração, a materialização e os desdobramentos do projeto nas suas dimensões política e pedagógica. Buscou-se articular os pressupostos teóricos que norteiam a análise da realidade e o projeto de formação profissional do Serviço Social no contexto da contrarreforma do ensino superior com os objetivos, possibilidades e desafios levantados com a materialização do Abepss Itinerante. Interessa-nos realçar a experiência como estratégia na defesa Formação Profissional consubstanciada nas Diretrizes Curriculares.

Palavras-chave: Serviço Social. Formação Profissional. Projeto ABEPSS Itinerante.  Contrarreforma do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Elpidio Abreu, Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Doutoranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Mestre em Educação (UFES)

Doutoranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS (gestão 2011-2012)

Referências

ABEPSS. ABEPSS Itinerante: as diretrizes curriculares e o projeto de formação. Brochura para o curso de atualização. Brasília: ABEPSS, 2012.
ABEPSS. Revista Temporalis 14. Diretrizes Curriculares do curso de serviço social: sobre o processo de implementação. Brasília: ABEPSS, 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL–ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. In: Cadernos ABESS nº 7. São Paulo: Cortez, 1997.
ABEPSS regional Centro-Oeste. Relatório do Projeto ABEPSS Itinerante. Mimeo. Brasília: Outubro, 2012.
CFESS, ABEPSS e ENESSO. “Sobre a Incompatibilidade entre Graduação à Distância e Serviço Social”. Brasília, CFESS, 2010.
BEHRING, Elaine R.; et. al. Capitalismo em crise: política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010.
BEHRING, Elaine R. Rotação do capital e crise: fundamentos para compreender o fundo público e a política social. In SALVADOR, Evilásio. et.al. Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012.
CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo e a miséria ideológica da economia do bem-estar. In MOTA, Ana Elisabete. Desenvolvimentismo e construção de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2012.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
__________. A finança mundializada. São Paulo: Boitempo, 2011.
GONÇALVES, Reinaldo. Novo Desenvolvimentismo e liberalismo enraizado. Revista Serviço Social e Sociedade nº 112. São Paulo: Cortez, 2012. 637-671
HARVEY, O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
IAMAMOTO, Marilda V. e CAVALHO, Raul. As relações sociais e o Serviço Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 1995.

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez, 2007.

_____________. O Serviço Social na cena contemporânea. In Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
MÉSZÁROS, Istvan. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

__________. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOTA, Ana Elizabete. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo: Cortez, 1995.
MOTA, Ana Elisabete (org). Desenvolvimentismo e construção de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2012.
NETTO, J. P. Transformações societárias e Serviço Social – notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In Revista Serviço Social e Sociedade nº 50. São Paulo, Cortez, 1996, 87-132.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
NETTO. A construção do projeto ético-político do serviço social. In MOTA, Ana Elisabete, et. al. Serviço Social e Saúde. São Paulo: OPAS, OMS, MS,Cortez, 2007.
PEREIRA, Larissa Dahmer. ALMEIDA, Ney L. T. Serviço Social e Educação. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris editora, 2012.
SANTOS, Claudia Mônica - Na Prática a Teoria é outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social – Rio de Janeiro: Editora Lumen/ Juri, 2010.
SANTOS, Cláudia Mônica. ABREU, Mª Helena Elpidio. Os impactos da Política Nacional de Estágio na Formação Profissional frente à Universidade neoliberal In: Revista Em Pauta nº 27. Rio de Janeiro: FSS/UERJ, 2011.

Downloads

Publicado

13-02-2017

Como Citar

Abreu, M. H. E. (2017). A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ABEPSS ITINERANTE: A ATUALIDADE DO PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL FRENTE À CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO. Temporalis, 13(25), 113–132. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p113-132