A TRANSVERSALIDADE DO ENSINO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL E O PROJETO ABEPSS ITINERANTE
DOI:
https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p133-153Resumo
Este artigo tem por objeto a formação profissional do Assistente Social e objetiva explicitar nosso entendimento acerca do ensino da prática e sua relação com o estágio em Serviço Social, apresentando o debate travado no Projeto ABEPSS itinerante, desenvolvido no ano de 2012. Fundamenta-se em três princípios do projeto de formação profissional de 1996 os quais são nossa referência. Divide-se em três partes: a concepção de transversalidade do ensino da prática; o estágio como um dos elementos que compõem o ensino da prática, desmontando a concepção de que ele é o único momento da formação responsável pela relação teoria/prática; como as unidades de formação acadêmica vêm compreendendo o ensino da prática a partir dos debates ocorridos, nacionalmente, por ocasião do desenvolvimento do Projeto ABEPSS itinerante.
Downloads
Referências
________________ Proposta Básica para o porjeto de foremação profissional In: Revista Serviço Social e Sociedade. n. 50. São Paulo: Cortez Editora, 1996, 143-171.
ABEPSS. Política Nacional de Estágio, 2020, disponível em <http: www.abepss.org.br>.
________. ABEPSS Itinerante: as diretrizes curriculares e o projeto de formação. Brochura para o curso de atualização. Brasília: ABEPSS, 2012
________. Relatório do Curso ABEPSS Itinerante, Região Sul I, documento digitado, 2012.
¬¬¬¬¬¬________. Relatório do Curso ABEPSS Itinerante, Região Sul II, documento digitado, 2012.
¬¬¬¬¬¬________. Relatório do Curso ABEPSS Itinerante, Região Leste, documento digitado, 2012.
¬¬¬¬¬¬________. Relatório do Curso ABEPSS Itinerante, Região Centro-Oeste, documento, digitado 2012.
¬¬¬¬¬¬________. Relatório do Curso ABEPSS Itinerante, Região Norte, documento digitado, 2012.
¬¬¬¬¬¬________. Relatório do Curso ABEPSS Itinerante, Região Nordeste, documento, digitado 2012.
BOSCHETTI, I. S. O Desenho das Diretrizes Curriculares e Dificuldades na sua Implementação. In Revista Temporalis, ano IV, n.8, 2004, 17-30.
CASSAB, M. A. Indicações para uma Agenda de Debates sobre o Ensino da Prática. IN: Revista Temporalis v.1, n.2. Brasília: ABEPSS, 2000.
CFESS. Resolução n. 533, de 29 de setembro de 2008. Disponível em <http:www.cfess.org.br>.
NETTO, J.P. Transformações societárias e Serviço Social - notas para uma análise prospectiva da profissão. In: Revista Serviço Social e Sociedade. n. 50, abril, 1996. São Paulo: Cortez Editora, 1996, 87-132.
RAMOS, S. R. A Prática na Formação Profissional em Serviço Social:tendências e dificuldades In: Revista Temporalis v.1, n.14. Brasília: ABEPSS, 2007
SANTOS, C. M. dos. Na Prática a Teoria é Outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, 71-89.
SANTOS, C.M; ABREU, M.H.E. Desafios do Estágio Supervisionado na Atualidade. IN: PEREIRA, L. D; ALMEIDA, N.L.T de. Serviço Social e Educação –Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.