UNIVERSIDADE E CIDADANIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Ana Carolina Gonçalves da Silva Santos Moreira Universidade de Taubaté - UNITAU Autor/a
  • Elisa Maria Andrade Brisola Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p46-66

Resumen

O texto apresenta considerações sobre o desenvolvimento da universidade no Brasil desde a sua criação até o contexto contemporâneo de contrarreformas, relacionando panoramicamente as discussões que perfazem a lógica de implantação, expansão, acesso e permanência no ensino público superior. Trata-se de estudo bibliográfico não sistemático que dialoga com autores de diversos campos do conhecimento, tensionando as dimensões já enunciadas por meio da aproximação dos temas. Destacam-se, dos conteúdos levantados, as expressões de permanências de nossa histórica dependência colonial, assim como a cidadania regulada por políticas fragmentadas e focalizadas nos mais pobres. Ao final deste texto constata-se a necessidade da consolidação de políticas que favoreçam a permanência e a conclusão do curso superior, além da defesa de ensino público, laico e de qualidade para todos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Carolina Gonçalves da Silva Santos Moreira, Universidade de Taubaté - UNITAU
    Assistente social, especializada em Planejamento Educacional e Políticas Públicas e em Educação Ambiental. Mestra em Desenvolvimento Humano, tendo estudado a contribuição do Serviço Social na operacionalização da política de assistência estudantil da UNIFESP, onde trabalha.
  • Elisa Maria Andrade Brisola
    Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté.  

Publicado

2018-06-30

Cómo citar

UNIVERSIDADE E CIDADANIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO. (2018). Temporalis, 18(35), 46-66. https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p46-66