Pauperização Relativa, Desigualdade Social e a "Questão Social"contemporânea.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2015v15n29p65-88

Resumen

Este artigo procura demonstrar a importância conceitual de pobreza relativa para o escopo teórico-metodológico do Serviço Social, no que se refere à análise sobre a “questão social” na perspectiva crítico-dialética. Defendemos a tese de que os processos de acirramento da desigualdade social e de pauperização da população latino-americana e brasileira vem sendo escamoteados pela desconsideração da pobreza relativa enquanto critério necessário para a compreensão ampliada das relações sociais de produção capitalistas. O recorte metodológico da presente análise articula a precarização do trabalho e o desmonte das políticas sociais de caráter universalizante no período contemporâneo, mais especificamente na primeira década do século XXI.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Giselle Ávila Leal de Meirelles, Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor Litoral.
    Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014) sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Braz. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná UFPR – Setor Litoral. Docente e pesquisadora da Câmara do Curso de Serviço Social da UFPR – Setor Litoral.

Publicado

2015-07-31

Cómo citar

Pauperização Relativa, Desigualdade Social e a "Questão Social"contemporânea. (2015). Temporalis, 15(29), 65-88. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2015v15n29p65-88