Edição Atual

v. 24 n. 47 (2024): Política de educação no Brasil contemporâneo
					Visualizar v. 24 n. 47 (2024): Política de educação no Brasil contemporâneo
Publicado: 25-06-2024

Expediente

  • Expediente

    Márcio dos Santos Siqueira (Autor)
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p1-6

Editorial

  • Política de educação no Brasil contemporâneo

    Josiane Soares Santos, Laurinete da Silva, Loiva Maria de Oliveira Machado, Rodrigo Teixeira (Autor)
    7-14
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p7-14

Seção Temática

  • A austeridade comprometendo o futuro da universidade pública e sua função social

    Simone Silva, Roberto Leher (Autor)
    15-34
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p15-34
  • A distribuição de bolsas da CAPES em tempos de cortes orçamentários

    Daniella Borges Ribeiro, Edineia Figueira dos Anjos Oliveira (Autor)
    35-50
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p35-50
  • Primavera secundarista: resistência e reação violenta do Estado Brasileiro

    Andressa Kolody, Felipe Abranches Demier, Maria Inês Souza Bravo (Autor)
    51-68
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p51-68
  • Desigualdades sociais e raciais na educação superior Brasileira

    Kátia Lima (Autor)
    69-85
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p69-85
  • Desigualdade educacional e impactos da pandemia de covid-19 segundo a imprensa digital

    Carla Rosane Bressan, Ariadne Rinaldi da Rosa Saratt, Alice Mendes Rodrigues da Silva (Autor)
    86-105
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p86-105
  • A inconsistência na publicização de dados da educação pública na região sul do Brasil: implicações e reflexões

    Luciana, Relly Amaral Ribeiro, Talita, Viviane (Autor)
    106-121
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p106-121
  • Cotas raciais no Brasil: delineamentos históricos

    Carmen Corato, Thulio Silva de Moraes (Autor)
    122-137
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p122-137
  • Novos (velhos) dilemas das ações afirmativas: heteroidentificação e classificação racial no Brasil

    Nathália Silva Borges (Autor)
    138-149
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p138-149
  • Ações afirmativas e a reconfiguração do espaço acadêmico no Brasil

    Sheila Dias Almeida (Autor)
    150-171
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p150-171
  • “Quarto de despejo” acadêmico: assistência e permanência estudantis nas Universidades Públicas Federais

    Gizele, Juliana Desiderio Lobo Prudêncio (Autor)
    172-188
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p172-188
  • Reflexões sobre assistência estudantil e evasão no Instituto Federal do Paraná

    Renata Pacheco Abreu (Autor)
    189-204
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p189-204
  • Tendências e abordagens contemporâneas sobre a educação na área de serviço social

    Erika de Oliveira Silva (Autor)
    205-221
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p205-221
  • O direito à educação básica de qualidade: possíveis contribuições do serviço social

    Fabiana Aguiar de Oliveira, Silvia Tejadas (Autor)
    222-243
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p222-243
  • Serviço social e assistência estudantil: reflexões sobre avaliação socioeconômica e instrumentalidade profissional

    Eliana Bolorino Canteiro Martins, Marco Antônio Diniz Bastianini (Autor)
    244-260
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p244-260
  • A inserção do serviço social na educação básica em Santa Catarina

    Débora Ruviaro, Elisônia Carin Renk, Flávia de Brito Souza, Simone Dalbello (Autor)
    261-274
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p261-274
  • Formação de assistentes sociais na educação como estratégia para implementação da Lei nº 13.935/2019

    Wagner Roberto Amaral, Juliana Iglesias Melim, Gabriela Greinert Gomes (Autor)
    275-290
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p275-290
  • Impactos do ensino remoto emergencial na formação em serviço social

    Ana Lúcia Suárez Maciel (Autor)
    291-306
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p291-306

Entrevistas

  • O ANDES-SN a as lutas pela revogação do “Novo Ensino Médio”

    Gustavo Seferian (Autor)
    307-312
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p307-312

Artigos de Temas Livres

  • Educação permanente, violência e proteção de crianças e adolescentes

    Mariana Setúbal, Rodrigo Lima, Tatiana Fonseca, Vanessa Saraiva (Autor)
    313-330
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p313-330
  • Serviço social e acompanhamento social: caminhos conceituais e profissionais

    Ludson Rocha Martins (Autor)
    331-347
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p331-347
  • Combate ao racismo, cotidiano e trabalho profissional: notas ao debate

    André Henrique Mello Correa, Leonardo Dias Alves (Autor)
    348-364
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p348-364
  • Arte como mediação: dilemas e formação profissional

    Ricardo de Holanda Leão (Autor)
    365-381
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p365-381
  • Trabalho produtivo e improdutivo em Marx: elementos para um debate em aberto

    Albani de Barros, Manuella Aragão Pinheiro (Autor)
    382-394
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p382-394
  • Reestruturação produtiva, precarização social do trabalho e consequências societárias

    Nilmar Francisco da Silva Santos, Sabrina Silva Zacaron (Autor)
    395-407
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p395-407
  • As contradições expressas nos assentamentos informais e o direito à cidade: os sujeitos e as transformações socioespaciais em debate

    Roselene de Souza Portela, Lidiane Maria Siqueira David, Tiago Moraes Souza (Autor)
    408-424
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p408-424

Homenagem

  • Ander-Egg, o artista que esculpia nuvens

    Thauan José Pastrello Silva (Autor)
    425-429
    DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p425-429
Ver Todas as Edições