AUTONOMIA E PRAGMATISMO: A POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE E O PRAGMATISMO RESPONSÁVEL E ECUMÊNICO
Resumo
De 1930 a 1945, a política externa brasileira buscou estabelecer uma relação negociada com as potencias hegemônicas e o capital estrangeiro. Esse processo ganha ênfase no período de 1961 a 1964 com a Política Externa Independente. Com algumas particularidades que marcaram a conjuntura histórica de cada governo, a política externa brasileira possui acentuados traços de continuidade no decorrer do século XX. Apesar do regime de exceção instalado no Brasil em 1964, e um breve alinhamento com os Estados Unidos da América, no governo de Castelo Branco, a política externa de Geisel, retoma os princípios da Política Externa Independente com uma nova estratégia de inserção internacional do Brasil que tinha como premissa liberar-se dos vínculos ideológicos. Nesse sentido, o objetivo da presente comunicação é descrever os dois momentos da política externa brasileira, destacado suas semelhanças e diferenças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-01-2016
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).