A PINTURA MURAL SACRA DE ANTONIO NARDI: UMA ANÁLISE DA RESTAURAÇÃO DA OBRA DIPINTI MURALI MADONNA, GESÙ E SANTI (1957)
Resumo
Nos anos de 1950, na cidade mineira de Eugenópolis, os padres da Congregação dos Agostinianos da Assunção fundaram o Seminário Nossa Senhora de Lourdes. A Capela foi inaugurada em 1957 retratando em suas alvenarias dos altares, as pinturas murais de Antonio Maria Nardi (1897-1973), famoso pintor italiano. Nardi homenageou em sua arte, os patronos assuncionistas no painel mor e no painel de fundo, Nossa Senhora de Lourdes, denominando-a Dipinti Murali Madonna, Gesù e Santi. Nota-se na obra citada, aspectos cubistas e abstratos em suas formas em meio a recursos da pintura tradicional, criando um painel eclético com figuras geométricas, dando forma tridimensional ao painel. No ano de 2013 o mural foi restaurado, baseado nos princípios da Teoria da Restauração de Cesare Brandi (1906-1988). O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar o referido mural, contribuindo assim para a História da Arte, Arte Sacra e para a História do Restauro no Brasil. O artigo pretende demonstrar, ainda, a importância conferida a Nardi como muralista sacro e moderno, seu significado simbólico e religioso.
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