UMA CIDADE ENTRE DOIS MUNDOS: VITÓRIA NARRADA NO FIM DO SÉCULO XIX
Resumo
No decorrer do século XIX, o Brasil passou por uma série de transformações sociais, econômicas e políticas. A vitrine dessas transformações era a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Porém, essas transformações também teriam que ocorrer no restante do país para que se consolidassem efetivamente. Assim, nos propomos a analisar de que forma essas transformações ocorreram na cidade de Vitória no final do século XIX e como foram percebidas por aquele que não é vivente local e possui um olhar diferenciado para perceber elementos que possam parecer rotineiros aos locais. Dessa maneira, utilizaremos como fonte o livro de viagem: Viagem ao Espírito Santo – 1888 escrito pela princesa Teresa da Baviera quando excursionou pela Província do Espírito Santo. São três fundamentos nos quais nos amparamos nesse trabalho, em primeiro lugar está a qualidade da narrativa, com a sua rica descrição. Em segundo lugar, a própria autora encontra-se entre dois mundos, pois é uma europeia visitando o Brasil. E em terceiro lugar, de natureza teórica, a validade em explorar essa fonte está na operacionalização do conceito de escala em estudos históricos, formulado por Jacques Revel (1998).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-01-2016
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).