EIS OS ESTRANGEIROS: A PRESENÇA IMIGRANTE NAS MENSAGENS DO EXECUTIVO AO LEGISLATIVO NO ESPÍRITO SANTO ENTRE 1850 E 1930
Resumo
No Brasil dos oitocentos a imigração se consolida como política pública. Juntamente com esse movimento se instituía no país um conjunto de investimentos que iam da disponibilidade econômica à mobilidade de um número expressivo de pessoas que realizariam o projeto imigrantistas. Criavam-se leis, decretos e órgãos com a finalidade de determinar o rumo da imigração. Mas, pensar essa estrutura com a finalidade de financiar e acomodar os imigrantes não atenderia as expectativas, as dificuldades do atendimento, bem como, não desataria as tensões propiciadas pelo nacionalismo. Tais questões são referenciadas nos relatos e mensagens do executivo capixaba ao legislativo da década de 1850, no império, a 1930, quando a república se consolidava no país, o que denota a relevância que a temática alcança neste período no Espírito Santo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).