PLANEJAMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO: O CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESPÍRITO SANTO (CODEC)
Resumo
O artigo visa compreender a importância do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo (Codec) para as políticas públicas destinadas à modernização do Espírito Santo através do planejamento, fomento de estudos de natureza técnica e da industrialização. O Conselho foi o lócus onde partes das propostas destinadas ao desenvolvimento capitalista capixaba foram pensadas por empresários, políticos, técnicos, entre outros, com o propósito de modernizar a economia capixaba por meio da industrialização e de incentivos à diversas atividades tradicionais locais, principalmente aquelas ligadas à agricultura. As mudanças políticas, econômicas e sociais pensadas visavam adequar, em longo prazo, a economia local ao capitalismo brasileiro e internacional mediante técnicas refinadas de planejamento, cuja entrada no estado remonta ao governo Jones dos Santos Neves (1951-1955), incrementadas posteriormente quando da criação do Codec por Carlos Fernando Monteiro Lindenberg (1959-1961).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).