SOBRE A ORIGEM E FUNÇÃO PRECÍPUA DO GOVERNO NA CONCEPÇÃO DOS CONTRATUALISTAS, DAVID HUME E ADAM SMITH
Resumo
O artigo expõe a trajetória do pensamento liberal, dando especial destaque à polêmica envolvendo Thomas Hobbes, John Locke, David Hume e Adam Smith quanto ao problema da origem, legitimidade e função precípua do governo. Ressaltase que o liberalismo se desenvolveu em circunstâncias históricas específicas, em que a questão em voga consistia em responder aos problemas inerentes à liberdade política e sua relação com o crescimento econômico, propondo-se, assim, um modelo de Estado alternativo ao Absolutismo.Downloads
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).