EM BUSCA DE IDENTIDADES: CRIANÇAS BRASILEIRAS NO JAPÃO
Resumo
O presente trabalho investigou como se desenvolvem, em contexto escolar, a socialização e a formação da identidade em crianças brasileiras residentes no Japão, estudantes do Ensino Fundamental I, bem como sua inserção na sociedade em que vivem. O interesse por este tema deu-se em razão do confronto com a realidade desse público durante 14 anos de residência naquele país. Segundo o Ministério das Relações Exteriores no Brasil, a segunda maior comunidade brasileira no exterior, com o número de mais de 175 mil residentes (2015), encontra-se no Japão. Diante de uma comunidade tão expressiva e recorrentes dificuldade de socialização, é necessário observar como se desenvolvem as relações entre as crianças brasileiras imigrantes, filhas de imigrantes nascidas e residentes no Japão e a sociedade em que vivem, as barreiras que dificultam o processo de socialização e a inserção nesta comunidade.Downloads
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).