A CULTURA DA UTILIDADE NOS ESCRITOS DAS MEMÓRIAS ECONÔMICAS DA ACADEMIA REAL DAS CIÊNCIAS DE LISBOA.
Resumo
Este artigo propõe explicar a mudança do pensamento português após a Revolução Científica e a Ilustração, assim como analisar, dentro das “Memórias Econômicas da Academia Real de Sciencias de Lisboa”, a valorização de um saber de caráter utilitário, voltado à produção de memórias que contribuiriam para a evolução econômica de Portugal e suas colônias. O trabalho busca mapear, dentro das memórias citadas, os principais assuntos e contextualizá-los com as noções de economia política presentes na Europa do fim do século XVIII e início do XIX.Downloads
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).