CULTURAS POLÍTICAS E CONFLITOS SOCIAIS NO LIMIAR DA REPÚBLICA: A FABRICAÇÃO DO “CONSOLIDADOR DA REPÚBLICA”
Resumo
Esse artigo tem por objetivo analisar a construção da imagem de Floriano Peixoto enquanto “consolidador da República”, na primeira década republicana, como expressão de uma cultura política produzida naquele momento. Defendemos a ideia de que se trata de uma imagem que traduz o anseio pela configuração de novos líderes, que fossem condizentes com as demandas do novo regime político, em busca de afirmação. Além disso, defendemos que sua força simbólica foi tonificada pelos conflitos sociais e por seus desdobramentos.Downloads
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).