DESORDEIROS E ESCANDALOSOS: NARRATIVAS ACERCA DAS REVOLTAS OCORRIDAS NA ALDEIA DE RERITIBA NA DÉCADA DE 1740.
Resumo
Na década de 1740 conflitos entre índios aldeados e jesuítas ultrapassariam os limites da aldeia de Reritiba, litoral sul do Espírito Santo, envolvendo diferentes indivíduos dentro e fora daquela capitania. A partir da análise de diferentes fontes, como cartas e ofícios de autoridades civis e religiosas, e dos depoimentos prestados por índios e colonos que viviam na aldeia de Reritiba e na vila vizinha de Guaraparim à devassa realizada em 1761 para averiguar desvios e improbidades cometidas pelos jesuítas, propomos neste estudo apresentar como as narrativas acerca daqueles eventos variaram de acordo com os sujeitos e os significados que eles pretendiam que sobrevivesse de sua visão de mundo, destacando ainda o papel ativo desempenhado pelos grupos indígenas que vivam na região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).