PARA ADIANTAMENTO DA INSTRUCÇÃO NACIONAL, PERFEIÇÃO DAS SCIÊNCIAS E DAS ARTES: O PLANO DE ESTATUTOS (1780) COMO EIXO NORTEADOR DAS PRODUÇÕES DA ACADEMIA REAL DAS CIÊNCIAS DE LISBOA
Resumo
O texto versa sobre os conhecimentos iniciais obtidos na construção de um projeto de Iniciação Científica, que será realizado nos anos de 2017/2018. Essa pesquisa está inserida no projeto: “Ciência a serviço do Reino: sociabilidade intelectual e reformismo ilustrado nas últimas décadas do Império Atlântico português”, da Profa. Dra. Patrícia Maria S. Merlo. A pesquisa tem como objetivo analisar o Plano de Estatutos da Academia das Ciências de Lisboa, de 1780. A partir do documento citado, buscaremos entender como as diretrizes estabelecidas se encaixam no contexto interno da academia e reflete aspectos da sociedade portuguesa do Antigo Regime. Considerando o contexto apresentado, utilizaremos como aporte teórico a noção de campo proposta pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Assim, por meio da análise do Plano de Estatutos, discutiremos seu papel enquanto eixo orientador das linhas programáticas que passariam a definir as produções desta instituição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).