LEMBRANÇAS CANTADAS: A PRÁTICA DO CONGO COMO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE SABERES POPULARES E FORTALECIMENTO DA MEMÓRIA E IDENTIDADE DA VILA DE REGÊNCIA AUGUSTA
Resumo
Regência Augusta faz parte do município de Linhares. Trata-se de um pequeno vilarejo, rodeado pela foz do Rio Doce e o mar. A população local vive basicamente da pesca, do artesanato e do turismo. Em maior parte, esses indivíduos são descendentes da miscigenação entre indígenas, negros e brancos, comumente chamados de caboclo. Acima de tudo, são sujeitos cheios de histórias, vivência, experiências, de lutas, de saberes e fazeres, evidenciando um conhecimento simbólico, que busca legitimar sua cultura. Certos da importância das práticas culturais na construção e identidade da vila de Regência Augusta, a proposta desse estudo se dará em conhecer e investigar as bandas de congo locais, buscando analisar como esse processo social mantem as relações culturais, a memória e a identidade, não permitindo que aconteça o processo de amnésia cultural.Downloads
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).