MODA, MÍDIA, CONSUMO E MEIO AMBIENTE: SOB OS HOLOFOTES DOS TRÊS PRIMEIROS EPISÓDIOS DO PROGRAMA ‘DESENGAVETA’, DO CANAL GNT
Resumo
A Natureza é um legado que deixamos para as futuras gerações. A interferência do homem no meio ambiente reflete em mudanças, muitas vezes, irreparáveis. Atualmente a humanidade passa por uma grande crise socioambiental e a preocupação com a formação da consciência ambiental em níveis regional, nacional e internacional é colocada em debate já que existe a necessidade da construção de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável. Problemas ambientais continuam sendo um grande desafio social e político que precisam de solução na construção de uma nova sociedade, que tem como alvo ser sustentável. Ao tratar da responsabilidade de cada um dos segmentos na transição para uma sociedade sustentável é imprescindível citar também a indústria da moda. A proposta deste artigo é discutir a relação ‘consumo X sustentabilidade X moda X mídia’ a partir da análise dos três primeiros episódios do programa ‘Desengaveta’, que estreou em setembro de 2016 no Canal GNT. Pretende-se discutir alguns símbolos do consumo atual na sociedade póscapitalista e propor a reflexão da influência midiática sobre o comportamento do consumidor, seja ele norteado por programas que estimulam o consumo ou desencorajado por pautas inovadoras que, por razões ainda questionáveis, abordam o tema do consumo consciente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).