AO SABOR DOS PROCESSOS HISTÓRICOS: A ALIMENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO
Resumo
Alimentar-se é um ato muito mais complexo que mera reposição nutricional, pois se manifesta enquanto reflexo de um contexto, tanto pela comida em si quanto pelas práticas e símbolos que o rodeiam fazendo-a estar fortemente ligada à História e às tradições culturais de toda uma comunidade. Partindo desta premissa, podemos ter na História da Alimentação um poderoso recurso didático graças a possibilidade da articulação da História com outras disciplinas e sua forte representação no nosso cotidiano. Assim, o uso da gastronomia no processo ensino-aprendizagem possibilita novas interpretações para os fenômenos históricos, identificando suas habilidades e competências dentro desse universo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-02-2018
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).