A ACEITAÇÃO DA PROSTITUTA NA SOCIEDADE MEDIEVAL CRISTÃ NO SÉCULO XIII ATRAVÉS DA ANÁLISE DA SUMA TEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO
Resumen
Pretendemos nessa comunicação demonstrar como o discurso religioso do século XIII debruçava seu olhar sobre a prostituição e como se dava a relação entre o discurso e a prática na sociedade medieval cristã. Ao analisarmos a Suma Teológica de Tomás de Aquino, percebemos que ela não possui uma questão específica destinada a temática do meretrício, mas com um olhar mais atento, vemos que em várias questões ao decorrer do documento, Aquino não deixou o ofício da carne de lado. Através da máxima do "mal necessário", a sociedade cristã medieval aceitava os serviços das prostitutas, assim como os impostos, esmolas e dízimos que elas davam, mas nunca as consideravam como parte integrante da comunidade. Elas eram temidas, marginalizadas, representadas como seres cruéis, luxuriosos que povoavam o imaginário da sociedade medieval como um dos principais instrumentos do diabo para fazer o homem cair em tentação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-11-2017
Número
Sección
COMUNICAÇÕES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).