RELIGIOSAS NO INTERIOR DOS HOSPITAIS: AS IRMÃS DE JESUS NA EUCARISTIA E A SANTA CASA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Resumen
Tratar indivíduos doentes, buscando a cura de suas moléstias, proporcionando também conforto espiritual, foi uma das formas de atuação da igreja católica ao longo dos séculos. Muitas ordens religiosas foram criadas com a finalidade de prestar assistência aos desvalidos. Esses ideais de amor ao próximo, marcaram o desenvolvimento da enfermagem, estabelecendo um modelo comportamental para o cuidado com os enfermos. No Brasil as Irmãs de Caridade passam a atuar junto aos doentes à partir do século XIX no interior das Santas Casas espalhadas pelo vasto território nacional. Em Cachoeiro de Itapemirim as religiosas da Congregação de Jesus na Eucaristia assumiram a direção de todos os serviços internos do hospital em 1929, marcando de forma significativa a história da instituição e da enfermagem na região.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-11-2017
Número
Sección
COMUNICAÇÕES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).