TRAJETÓRIAS E INTERSEÇÕES: APROXIMAÇÕES ENTRE AS ELITES LOCAISCAPIXABAS E A CORTE JOANINA DURANTE NO GOVERNO DE FRANCISCO RUBIM (1812-1819)
Resumen
A historiografia acerca da experiência colonial no Brasil vem apontando, já há algum tempo, para a importância de se compreender as redes de poder e a reprodução das hierarquias sociais herdadas do Reino. Característica marcante do império colonial português, a descontinuidade espacial convivia, por outro lado, com a transferência de modelos jurídicos e administrativos da metrópole (HESPANHA, 1995: 9). Essa prática era sustentada pela frequente distribuição de cargos e ofícios a um conjunto de indivíduos que, em nome da Coroa, recebiam uma gama de privilégios e títulos, conformando, entre si, redes de poder e hierarquias pautadas nos valores de Antigo Regime.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
29-01-2018
Número
Sección
COMUNICAÇÕES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).